ENCCEJA 2020: mesmo sem data definida, inscrições serão abertas ainda este ano!

A vida de todas as pessoas, inclusive a sua, passa por modificações e melhorias de forma constante que precisam de dedicação com foco nos objetivos para que tenha os resultados esperados, não é mesmo? E uma das principais formas para conseguir isso é, sem dúvidas, por meio da educação!

Se você está buscando por isso saiba que, com certeza, não é o (a) único (a) porque dezenas de pessoas no país e também no mundo estão querendo neste exato momento avançar nas conquistas de suas vidas como um novo emprego, entrar na faculdade, conseguir qualificação para abrir seu negócio, dentre outras.

Mas se você, de maneira específica, parou os estudos do ensino fundamental ou ensino médio por algum motivo pode pensar que não vai conseguir ou, ainda, que terá uma dificuldade maior para ter os seus objetivos de vida alcançados, certo? Errado!

E por que não está certo? Você deve estar se perguntando! A resposta é muito simples, pois existem alternativas de ensino para adultos e jovens que já saíram da idade escolar e não conseguiram os seus respectivos certificados com avaliações que permitem este tipo de aquisição.

Mas do que você está falando? Calma! Vamos explicar de maneira completa agora! Para auxiliar na melhoria de vida de milhares de brasileiros (as), como você, existe no sistema de educação nacional uma avaliação conhecida como ENCCEJA. Já ouviu falar?

Ainda não? Então continue aqui que vamos mostrar tudo sobre o ENCCEJA 2020!

O ENCCEJA é a oportunidade que estava faltando para você conseguir finalizar o ensino fundamental e médio, de maneira rápida e prática, porque consiste no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

De forma básica, o ENCCEJA é uma prova aplicada uma vez por ano em todas as regiões e estados do país para quem, como você, não conseguiu no tempo correto terminar o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio e, agora, precisa obter o certificado destes segmentos da educação.

Ficou interessado (a)? Viu que essa é a sua oportunidade de ouro para conseguir sair de onde está e melhorar tudo em sua vida bem como da sua família? Fique aqui que vamos mostrar a seguir como funciona o ENCCEJA 2020.

Encceja 2020 como funciona: saiba todos os detalhes aqui!

O ENCCEJA teve a sua primeira edição no ano de 2002 sendo realizado, desde o início, pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o qual pertence à estrutura do Ministério da Educação.

O objetivo da realização do ENCCEJA 2020, assim como em todos os outros anos, consiste em oferecer certificado do Ensino Fundamental e Ensino Médio por pessoas que, como no seu caso, buscam este tipo de diploma para retornar aos estudos ou ingressar na faculdade.

Então, quem são as pessoas que podem se interessar por fazer o ENCCEJA 2020? Todas aquelas que não finalizaram seus estudos com a idade recomendada pelo Ministério da Educação pelas mais variadas situações como abandono da escola, nunca estudaram de maneira formal ou, ainda, por atrasos devido a repetições de séries constantes.

Assim, se você está encaixado (a) em uma dessas situações ou, ainda, em outra que não falamos aqui a sua solução para ter a melhoria profissional e de vida que precisa está, aqui, com a prova do ENCCEJA 2020.

E como é composta a prova do ENCCEJA? Existem diferenças de acordo com o certificado que você pretende adquirir, ou seja, se está precisando finalizar o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.

Vamos mostrar os seus detalhes agora! Vem com a gente!

No caso da prova para obter diploma do Ensino Fundamental, a prova é composta por 1 redação e 120 questões objetivas distribuídas em 4 cadernos que tem 30 questões em cada. Estes cadernos de questões possuem a seguinte distribuição:

  • Caderno 1: Língua Portuguesa e Estrangeira, Educação Física, Artes e orientações para redação.
  • Caderno 2: Matemática.
  • Caderno 3: Geografia e História.
  • Caderno 4: Ciências Naturais

Já para obter o certificado de Ensino Médio, a organização é semelhante com 1 redação devendo ser entregue além da resposta de 4 cadernos com 30 questões cada que totalizam, assim, 120 abordagens distribuídas da seguinte maneira:

  • Caderno 1: Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física) e proposta para redação.
  • Caderno 2: Matemática e suas tecnologias
  • Caderno 3: Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
  • Caderno 4: Ciências da Natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia)

Se você percebeu que as matérias dos cadernos para o Ensino Médio são semelhantes às do ENEM, está certo! São as mesmas divisões desta avaliação para conseguir entrar no nível superior permitindo, assim, que já fique familiarizado com esta separação.

Em geral, a prova do ENCCEJA acontece no mesmo nível tanto o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio no período da manhã e da tarde permitindo, assim, que caso seja da sua preferência possa fazer as duas avaliações no mesmo dia.

E qual a periodicidade da prova do ENCCEJA 2020? Normalmente, este exame acontece duas vezes ao ano sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre com datas que variam bastante.

E qual a pontuação para passar no ENCCEJA 2020? O certificado será emitido pelo Ministério da Educação para os participantes que, como será o seu caso, obtiverem:

  • Pelo menos 5 pontos na redação – que pode ser pontuada de 0 a 10
  • Pelo menos 100 pontos nas matérias de questões objetivas – que variam em uma escala de 60 até 180 pontos.

Mas então se eu não conseguir essa pontuação terei que fazer tudo novamente no próximo ano? Claro que não! Se você não conseguir a nota exigida em todas as áreas de conhecimento, no próximo ano pode fazer somente a prova desta matéria que faltou porque o seu resultado fica registrado no INEP.

Um exemplo: Você fez o ENCCEJA 2020 e conseguiu os 100 pontos mínimo desejados em todas as provas, exceto Matemática e Biologia. Então, no ano de 2021 você não precisa fazer as outras matérias, mas somente destas matérias que não conseguiu pontuação mínima no ano anterior.

Muito simples e prático, não é mesmo? Mas agora que você viu toda a potencialidade do ENCCEJA 2020 para conseguir melhorar de vida e obter a certificação no Ensino Fundamental e/ou Médio que precisa está querendo informações de como pode se inscrever, não é mesmo?

Então, continue com a gente porque vamos falar em detalhes deste assunto sobre o ENCCEJA 2020 a seguir!

Encceja 2020 inscrições quando começa: principais informações

As inscrições para o ENCCEJA são realizadas, em todos os anos que é realizado, de maneira online através do site ENCCEJA no Inep. Mas antes de dar informações sobre esta etapa, é preciso conhecer quem pode fazer este exame de qualificação determinado.

É preciso, assim, atender alguns critérios para que possa fazer inscrição no ENCCEJA 2020 que são os seguintes:

  • Para certificação do Ensino Fundamental: os candidatos devem possuir pelo menos 15 anos de idade no dia em que o ENCCEJA for realizado.
  • Para certificação de Ensino Médio: os candidatos precisam apresentar, na data do exame, pelo menos 18 anos completos.

Além disso, é possível fazer o ENCCEJA para Ensino Médio se você não tiver o diploma de conclusão do Ensino Fundamental. Mas como? Para isso basta que o candidato, no dia da prova, tenha pelo menos 18 anos de idade ou mais podendo obter a certificação mais elevada sem fazer as duas provas.

Então, você conferiu e se encaixa em todos os requisitos para fazer o ENCCEJA 2020, seja para o Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio, e quer saber como fazer a inscrição, certo? Vamos lá!

No site Encceja no Inep, você vai encontrar uma opção chamada “Página do participante” na qual vai informar seus dados e efetuar sua inscrição. E quanto ao pagamento? Não tenho condições nesse momento? Não vou poder fazer o ENCCEJA 2020?

Fique calmo (a)! Você pode fazer, de maneira tranquila, sua inscrição porque ela é gratuita sem a cobrança de nenhum tipo de taxa justamente para que pessoas sem condições financeiras na atualidade possam participar sem problemas.

Depois que finalizar a inscrição, vai receber o Cartão de Confirmação quando a data do ENCCEJA 2020 estiver mais próxima da sua realização. Neste cartão, que chega pelos Correios e pode retirar no site do exame na internet, estão informações como data, horário e local que vai fazer a prova.

E sobre as datas, de forma definida, já estão determinadas para as inscrições e provas do ENCCEJA neste ano de 2020?

Sobre isso, não precisa se preocupar porque em virtude da pandemia relacionada ao coronavírus o calendário do ENCCEJA 2020 está atrasado, mas o presidente do INEP Alexandre Lopes garantiu que o exame será realizado neste ano.

Então, como possui mais tempo a melhor forma de ter a sua aprovação certa é com uma preparação diferenciada e completa que aborde todos os conteúdos e ajude você a obter os certificados do Ensino Fundamental e Ensino Médio que está buscando, não é mesmo?

Mas onde conseguir esse preparatório de qualidade? Continue com a gente que vamos mostrar a seguir!

Compromisso ENCCEJA: o melhor preparatório para sua aprovação!

A sua preparação para conseguir aprovação na prova do ENCCEJA 2020 precisa, sem dúvida, de ser com qualidade e completa em relação aos conteúdos para que consiga o máximo de aproveitamento.

E, na atualidade, a alternativa que oferece um suporte completo neste tipo de estudo é o Compromisso Encceja, liderado pelo Professor Hélio o qual conta com mais d e25 anos de sucesso dedicados à educação nos seus variados níveis, inclusive de jovens e adultos.

Em um conteúdo atualizado, o Compromisso Encceja é o preparatório totalmente online permitindo que estude quando e onde puder tendo uma carga horária média de 60 horas com mais de vídeo aulas que abrangem todo o conteúdo que será cobrando no ENCCEJA 2020.

Caso tenha algum tipo de dúvida ou informação, no Compromisso Encceja você conta com atendimento via Whatsapp de forma ininterrupta tendo uma resposta de maneira rápida, completa e absolutamente segura.

Assim, com o Compromisso Encceja vai pode conseguir não apenas a aprovação neste exame para evoluir em sua vida, mas também conta com sua privacidade protegida, satisfação garantida em uma compra absolutamente segura.

Não espere outra oportunidade bater à sua porta! Comece a se preparar agora para obter o certificado que precisa do nível fundamental ou médio de ensino com o Compromisso Encceja e seja quem você quiser!

Deixe um comentário

Orçamento por whatsapp