ENCCEJA inscrição 2020: prova com data confirmada!

O ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma prova, oferecida pelo governo federal a todos os interessados como você, que tem a sua aplicação desde o ano de 2002 com o objetivo de fornecer diploma do ensino fundamental ou médio para quem busca esta qualificação.

Essa é, sem dúvidas, a grande oportunidade para todos aqueles que não tiveram condições de finalizar os estudos na idade recomendada pelos mais variados motivos e situações. Esse é o seu caso? Então, o seu lugar é realmente aqui!

O ENCCEJA é realizado em um único dia, geralmente aos domingos, duas vezes por ano em uma prova que consiste em uma redação e 120 questões objetivas divididas em 4 cadernos com 30 questões em cada um deles sobre todas as matérias abordadas tanto no ensino fundamental quanto no médio.

Para que o participante, como você, seja aprovado no ENCCEJA 2020 é preciso que tenha um acerto de pelo menos 50% tanto nas provas objetivas como, também, na redação.

Mas se você eu não conseguir este nível de acerto em todas as matérias? Não se preocupe! O seu tempo não foi perdido, pois nesse caso terá que fazer na próxima edição do ENCCEJA somente prova para as matérias que não conseguiu aprovação anteriormente.

Ficou interessado (a) nesta oportunidade? Saiba, então, agora mais detalhes sobre inscrição ENCCEJA 2020 e informações sobre algumas opções de faculdades que pode escolher depois de ser aprovado (a)

Encceja 2020 quando começa a inscrição

O calendário deste exame, que está sob a responsabilidade do INEP vinculado ao Ministério da Educação, está atrasado em virtude da pandemia pelo coronavírus que interrompeu eventos com aglomeração de pessoas, mas já existe a certeza de que será realizado sim!

E como podemos ter certeza disso? Muito simples! O presidente do Inep, Alexandre Lopes, em entrevista concedida no início do mês de julho garantiu que o exame vai acontecer neste ano mantendo a sua prática de ser absolutamente gratuita.

Todas as pessoas interessadas podem fazer o ENCCEJA? Não! É preciso que atendam a alguns requisitos como ter 15 anos completos para prova do ensino fundamental ou, ainda, 18 anos caso queira fazer a prova do ensino médio.

Com relação ao ENCCEJA 2020 data para inscrição preciso me preocupar com quais momentos? Existem algumas atividades importantes, cada uma com períodos diferentes para serem realizados e que vamos detalhar a seguir:

  • Publicação do edital: geralmente ocorre em abril ou maio, mas deve ser liberado ainda em julho de 2020.
  • Inscrições: acontecem, na maioria das vezes, no mês seguinte à publicação do edital com duração média de 10 a 15 dias.
  • Pedido de atendimento especial: acontece dentro do período de inscrições geral. Destinado para quem precisa de algum serviço diferenciado como portadores de deficiência física ou mulheres amamentando.
  • Liberação cartão de confirmação: no mês seguinte àquele que ocorreu o término das inscrições. Conta com dados do local, horário e data da prova.
  • Data da prova: de um a dois meses depois que ocorre a publicação do edital de abertura do ENCCEJA.
  • Resultado dos aprovados: aproximadamente 3 meses após a realização da prova.

Então, é importante para você que quer fazer o ENCCEJA 2020 ficar atendo a estes prazos conferindo quando sair cada um deles, pois caso perca algum deles pode ter problemas para conseguir fazer o exame ou, ainda, conseguir seu certificado ao final do processo.

Agora, provavelmente, vem a sua principal pergunta: então me explica como se inscrever pro ENCCEJA 2020! Fique tranquilo (a)! Vamos conversar sobre isso em detalhes agora!

Em primeiro lugar, você deve saber que não é preciso ir a nenhum lugar físico ou instituição para se inscrever no ENCCEJA 2020 porque este processo é feito de forma totalmente online.

Assim, você pode fazer do seu smartphone, tablet, notebook ou computador que tiver em casa. Já para aqueles que não tem internet na sua residência podem, por exemplo, usar lan houses ou espaços que oferecem computadores com conexão à internet.

O site que vão acessar é o ENCCEJA INEP, totalmente seguro por ser um endereço eletrônico oficial do governo federal, colocando informações como documentos pessoais, data nascimento, e-mail, telefone de contato, onde pretendem fazer a prova e, ainda, qual o tipo de certificado pretendem adquirir.

Depois de colocar todas estas informações e criar uma senha, seu perfil vai estar pronto no site do ENCCEJA e basta confirmar a sua participação. Assim que finalizar, precisa apenas esperar que o cartão de confirmação seja liberado.

Mas se lembre de que este cartão é divulgado em uma data mais próxima da realização de sua prova contendo informações como o horário que deve chegar bem como a escola na qual vai fazer o exame.

Um cuidado importante, no momento da inscrição, consiste em conferir se todos os seus dados estão corretos e, ainda, escolher a cidade mais próxima de sua residência evitando com isso que tenha gastos exagerados com o transporte, se precisar ir até outra cidade.

Então, agora que já sabe como pode fazer sua inscrição chegou o momento de começar a preparação porque quanto mais você estudar, maiores as chances de ter a aprovação esperada.

Onde encontrar o melhor preparatório para ENCCEJA 2020?

Você que já decidiu fazer o ENCCEJA 2020 está, neste momento, procurando onde pode encontrar o melhor preparatório para este exame que ofereça, então, todas as condições para que consiga passar mas não acha aquela alternativa completa?

Realmente, se você fizer uma pesquisa rápida na internet vai encontrar muitas opções em cursos para estudar com foco neste exame para certificação do ensino fundamental e médio. E qual delas é a mais indicada para o seu aproveitamento?

Sem dúvidas e nem medo de errar, a melhor opção é com o Compromisso ENCCEJA organizado por quem conta com mais de 25 anos de dedicação à educação em suas variadas vertentes tendo, ainda, um conteúdo de qualidade totalmente online.

Mas o que eu vou encontrar se escolher o Compromisso ENCCEJA? Absolutamente tudo que está buscando para a sua sonhada aprovação! Venha conferir!

O Compromisso ENCCEJA é feito de forma totalmente virtual com 156 vídeo aulas de todas as matérias que são cobradas neste exame, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, contando ainda com aulas específicas de redação para que possa praticar muito e ser avaliado de forma adequada.

As suas necessidades são atendidas de forma integral no Compromisso ENCCEJA, pois oferece a você aluno alternativas como orientações em grupo ou individuais nas quais pode rever conteúdos, tirar dúvidas, praticar mais e o que quer que precise.

E o método utilizado no Compromisso ENCCEJA tem resultado? Com certeza! Além da experiência no ramo educacional, a equipe de professores que vai encontrar aqui já conseguiu a aprovação de mais de 18.000 anos nesta prova específica. O próximo será você!

Deixe um comentário

Orçamento por whatsapp