PITÁGORAS DE SAMOS
Pitágoras nasceu na ilha grega de Samos, na costa jônica, em 570 a.C. Estudou matemática, astronomia, música, literatura e filosofia na sua cidade natal. Foi orientado na cidade grega de Mileto por um dos maiores filósofos pré-socráticos: Tales de Mileto.
No entanto, suas ideias revolucionárias para a época o levaram a ser perseguido. Nesse momento, mudou-se para Crotona (sul da Itália), região conhecida como Magna Grécia. Foi ali que fundou uma escola de caráter místico-filosófico que ficou conhecida como “Escola Pitagórica”.
Entretanto, foi perseguido novamente, deixando Crotona e partindo para o Egito, onde ao observar as pirâmides, criou o Teorema de Pitágoras. O filósofo faleceu em Metaponto, na região sul da Itália, em 490 a.C. com aproximadamente 80 anos.
Pitágoras aponta o número como a origem de todas as coisas. Segundo este pensador, ‘tudo é número’ e a partir dos números temos a explicação para a realidade. É, no entanto, necessário compreender que, para Pitágoras, o número é um elemento de representatividade, ou seja, não estamos falando do algarismo em si, mas sim, na capacidade de representar que o número carrega em si.
Perceba bem, o número 1 pode ser visto na sua potencialidade de somar, subtrair ou multiplicar, ou como um ‘ponto de partida’. Sendo assim, o número 2 pode ser observado como a continuidade deste ponto, apresentando um plano em duas dimensões com largura e altura. E seguindo este exemplo, o número 3 poderia ser a representação da profundidade.
São ideias revolucionárias para a época!
Teorema de Pitágoras
Um dos mais importantes teoremas da geometria é o Teorema de Pitágoras. É representado pela fórmula (c²= a²+b²) sendo seu enunciado descrito da seguinte maneira:
“No triângulo retângulo, composto por um ângulo interno de 90° (ângulo reto), a soma dos quadrados de seus catetos corresponde ao quadrado de sua hipotenusa.”
Esta fórmula vale para calcular o tamanho dos triângulos retângulos e tem um sem-número de aplicações especialmente nas construções em geral.
